quinta-feira, 6 de abril de 2017

,

(#11) - Curiosidades Bíblicas - Quem era os fariseus?

COMPARTILHE
Olá pessoal, a graça e a paz de nosso Senhor Jesus. Hoje quero trazer a vocês a explicação de quem realmente era os fariseus. Essa dúvida, era minha particular, porém aprendendo, resolvi trazer a vocês, para que esse conhecimento seja mútuo.


Os fariseus era um dos grupos que povoavam a estrutura política e religiosa da Palestina na época de Jesus. Vejamos os partidos e movimentos.

Os partidos e movimentos que controlavam o poder na época de Jesus:
1.- Os Saduceus
2.- Os Herodianos
3.- Os Fariseus
4.- Os Zelotes
5.- Os essênios

Quem eram os Fariseus:
A origem deste movimento tem como ponto de partida a classe trabalhadora. O surgimento deles provem dos “piedosos” que pertenciam a luta armada de Judas Macabeu. Eles provinham, na época de Jesus das camadas sociais dos artesãos, pequenos comerciantes e gente pertencente à classe média.
Tinham características de serem nacionalistas e de odiarem os estrangeiros. Na época de Jesus eram moderados e aceitavam a política da convivência imposta pelos conquistadores romanos.
Na Judeia eles faziam a política dos sacerdotes de Jerusalém e das classes ricas de Jerusalém.

Os fariseus e suas atitudes políticas.
Conseguiram manipular o povo e exerce autoridade sobre ele. Aparentemente se apresentavam como partido das massas populares e contra a aristocracia. O povo sem alternativa os respeitavam, pois possuíam peso político sem exercerem o poder.

A ideologia dos fariseus.
 - Alimentavam o ideal de expulsão dos estrangeiros, que queriam acabar com a religião e com a cultura judaica.
- Organizaram as Sinagogas depois da destruição do Templo (70 D.C.) e passaram ter grande poder.
- Por causa da conduta moral eram respeitados pelo povo.
- Conheciam e estudavam a lei, os mandamentos de Moisés.
-Quanto à doutrina: acreditavam na ressurreição; Deus interviria e salvaria Israel; o Messias expulsaria os Romanos; preparavam o dia de Javé com orações e jejuns.

Pratica religiosa dos Fariseus.
Na época de Jesus se consideravam os donos da consciência do povo. Jesus constantemente debatia com eles, queriam a morte de Jesus. Exemplo: o incidente na sinagoga de Nazaré em que queriam joga-lo no precipício.

Pratica de uma religião individualista
Centralizaram a pratica religiosa na convicção que a salvação é individual.

Religião fechada dos fariseus.
Obediência cega à lei.
Conheciam e queriam que todos praticassem mais de 600 leis minuciosas. Se voltavam mais para o outro mundo não para a realidade. Desprezavam aqueles que não praticassem essas leis.
Ainda mais: Defendiam a estrutura opressiva do Templo de Jerusalém e o Sacerdócio. Recomendavam o pagamento dos dízimos, e taxas.

Elson Elias
Geração Jovem.com
Fonte: abiblia.org

0 comentários:

Postar um comentário

FALE CONOSCO

Nome E-mail * Mensagem *

Você se sente acolhido pela congregação que faz parte?