segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Como superar a tristeza?

Olá pessoal, a graça e a paz de nosso Senhor Jesus. Andei por alguns sites esses dias procurando resposta para a seguinte expressão: “como superar a tristeza”. Encontrei várias colunas, textos, resumos, porém nada relacionado ao lado evangélico cristão que tivesse coesão e nos mostrasse algo prático. Então, pensando nisso resolvi falar a luz da Bíblia como podemos superar a tristeza.


A tristeza no dicionário do Google significa falta de alegria. Uma pessoa que sente ausência de alegria em sua vida provavelmente deixou de acreditar nas promessas que nosso Deus  fez, deixou de acreditar que ainda há esperança para a árvore que se foi cortada, alguém para se prover de tristeza, de fato desacreditou do poder e soberania que o nosso Deus tem.

A tristeza muitas vezes vem pelo fato de queremos algo no qual não está ao nosso alcance, isso nos resulta em desanimo seguido da tristeza, porém para tudo há uma saída e uma solução e se algum problema aos nossos olhos é impossível, há um Deus que está pronto a pelejar por nós.

Digo assim três formas de superar a tristeza nesses momentos dessolutos de alegria:

1-      Ler a Bíblia: A Bíblia é uma das melhores formas de recuperar a alegria, pois ela aberta é a boca de Deus e nela encontramos histórias de superação e conquista, assim fazendo com que a nossa alma volte a se regozijar e respirar um ar mais alegres. Nesses momentos de tristeza recomendo ler o livro dos Salmos, Jó, Ester, 1 Samuel e Gênesis. (Salmos 119:105)

2-      Orar: Com certeza a oração é a chave principal para recuperar a alegria. A oração é uma conversa entre a criatura e o criador, logo o criador nos conhece e sabe as nossas necessidades, com isso podemos contar tudo a ele e sairmos dessa conversa aliviado e mais tranquilo, confiante de que haverá resposta de nossa oração. A oração é eficaz, a oração produz vida, logo entendemos que conversar com Deus nos produz alegria na alma. (Tiago 5:16 b)

3-      Confiar: Mesmo em momentos de tristezas, confiar em Deus será sempre o melhor. Confiar em Deus nos trará a certeza de que Deus agirá por nós, logo que passamos a confiar a tristeza vai se dissipando aos poucos e recuperamos a alegria na alma. Confiar em Deus na hora da trizeza é difícil, porém quando passamos a confiar acreditamos no melhor de Deus para nossa vida e esse pensamento nos trará a alegria. (Jó 13:15 a)

Seguindo essas dicas a tristeza certamente não resistirá e irá fugir de você, pois quem ler a Bíblia, quem ora e quem confia em Deus passa a ser intimo de Deus e quem é intimo dele passa por tristeza, porém temporária.


Elson Elias
Geração Jovem.com


SOBRE O AUTOR

Elson Elias

Colunista & Editor

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido [...]" 1 Pedro 2:9a.

Postar um comentário

 
Geração Jovem - Site Oficial © 2017 - Vamos Mudar o Mundo. Todos os direitos Reservados - Fornecido por CC
PageRank