domingo, 3 de janeiro de 2016

Só talento não basta, é preciso caráter!

COMPARTILHE
"Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal". (Jó 1.1)

"Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa".(Dn 6.4)
"Entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista" (Mt 11.11).
"Quem anda em integridade anda seguro, mas o que perverte os seus caminhos será conhecido" (Provérbios, 10.9).

Bom começo e péssimo final...
"Na jornada da vida, você pode enganar o mundo inteiro, e ainda receber cumprimentos em sua  caminhada. Mas, se enganar o homem no espelho, terá como prêmio derradeiro, dores de cabeça, lágrimas e mais nada". Dale Wimbrow
 Cuidado com a cauterização do ouvido da alma.
"A grandeza de um país não depende da extensão de seu território, mas do caráter de seu povo". Colbert
 O pastor J.R. Miller disse: "A única coisa que volta do túmulo com os que choram e se recusa a ser enterrada é o caráter de um homem. Isso é verdade. O que o homem é o faz sobreviver. Não pode ser enterrado".
 Qualquer pessoa que mostrar inconsistência de caráter não permanecerá como uma voz de influência na vida das pessoas.
 A grande ênfase da doutrina da prosperidade está no TER. Se você não tem um bom carro, uma boa casa, muito dinheiro no banco, muita saúde etc, alguma coisa está errado com você.
 A grande ênfase do livro de Jó não está no TER, apesar de Jó ter muito. De repente ele perde tudo, mas não se perde. Afinal de contas o que é prosperidade na perspectiva divina? A ênfase está no SER. A pergunta de Deus a satanás não foi: "Observaste o sucesso financeiro do meu servo Jô? Não. Mas foi "observaste o caráter" do meu servo Jó? "...homem integro e reto, e que desvia do mal..." (Jo 1.8)
Em toda a Bíblia o SER vem antes do TER e do FAZER.
Ter sem SER é um TER maligno.
Fazer sem SER gera escândalo.
Precisamos de um avivamento que resulte na reconstrução moral do homem dentro e fora dos portões da igreja.
 Nada compromete mais a pregação do Evangelho diante do mundo do que a incoerência entre a mensagem que pregamos e a vida que vivemos.
 David McClendon: "O caráter é um pedestal que determina o peso que uma pessoa pode sustentar. Se seu caráter é do tamanho de um palito de dente, então só consegue sustentar um selo postal. Se seu caráter é tão espesso quanto uma coluna, você consegue sustentar uma laje, um teto".
 O que é carisma? É  a habilidade de atrair pessoas em torno de si. Ilustrando, carisma é aquilo que se vê (é obra em tempo de eleições). 

Personalidade/ Temperamento? Caráter
* Personalidade: 2. O que determina a individualidade moral de uma pessoa. 3. O  elemento estável da conduta de uma pessoa; sua maneira habitual de ser;  aquilo que a distingue de outra. (Novo Aurélio - Dic.da Língua Portuguesa).
* Temperamento: O conjunto dos traços psicofisiológicos de uma pessoa, e que lhe determinam as reações emocionais, os estados de humor e o caráter. (Novo Aurélio - Dic. da Língua Portuguesa).
*O que é caráter?
1. Caráter é a soma total de todas as influências positivas ou negativas, aprendidas na vida de uma pessoa.
2. É um conjunto de hábitos adquiridos ou desenvolvidos ao longo do tempo, que define  quem "é" a pessoa. Ilustrando, caráter é aquilo que fica escondido, é o alicerce do prédio. Não se vê, mas é a base de sustentação, é a segurança da construção.
3. "Reputação é o que os homens pensam o que eu sou; caráter é o que Deus sabe o que eu sou".
4. Caráter é como uma marca impressa que distingue a pessoa.
5. Caráter no grego significa imagem. (Hb.1:3) Afirma que Cristo é o próprio Caráter de Deus, a própria estampa da natureza de Deus, aquele que Deus estampou ou imprimiu Seu Ser.
* Como o caráter se manifesta:
 O caráter se manifestará através dos valores, motivações, atitudes, sentimentos e ações demonstrados.
*O caráter se expressa:
Primeiro: Na forma de pensar.
Segundo: Estilo de vida.
Terceiro: Conduta.
 Estes três elementos compõem o nosso Caráter. Evidentemente eles não podem ser observados separadamente. Em tudo aquilo que fazemos manifestamos estes três aspectos simultaneamente. Todos nós ao nos  convertermos já possuímos um Caráter formado. Esse Caráter foi formado por  tudo aquilo que recebemos de nosso meio ambiente. Muito daquilo que  aprendemos está correto mas existem parte de nossa forma de pensar, do nosso  estilo de vida e da nossa conduta que devem ser transformados.
 Todo o nosso crescimento espiritual é demostrado pelo nosso Caráter. Se com o passar do tempo acumulamos muito conhecimento, mas não demostramos nenhuma mudança no Caráter isso mostra que o conhecimento foi em vão. Deus está profundamente interessado em nossa conduta. Jesus e os Apóstolos gastaram muito espaço para tratar de frutos, de comportamento, de conduta, de coração como vemos em:
Mt. 5:48 - portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.
II Cor. 13:9 - porque nos regozijamos quando nós estamos fracos, e vós, fortes, e isto é o que pedimos, o vosso aperfeiçoamento.
Gl. 4.19 - Meus filhos, por quem de novo sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós;
Ef. 1:4 - Assim como nos escolheu nEle antes da fundação do mundo, para sermos santos irrepreensíveis perante Ele;
II Tm 3.17 - A fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.
II Pe. 1.3 - Visto como seu Divino poder nos tem sido doadas todas as cousas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para sua própria glória e virtude.
 Em Romanos 8:29 vemos que o propósito eterno de Deus é Ter muitos filhos, mas não apenas isto, mas Ter filhos semelhantes a Jesus. Deus quer filhos que manifestem o Caráter de Jesus. Quando o homem caiu o propósito de Deus foi apenas adiado, não foi mudado. A Igreja do Senhor deve atingir esta meta e os seus líderes devem mostrar o caminho, devem ir à frente do rebanho.  
"Uma liderança que não se sustenta no
alicerce da integridade, não permanece: sempre
vai entrar em colapso e, geralmente,
mais cedo do que se pensa".
(John Adair)
"Toda grande instituição é a sombra projetada
de um único homem. Seu caráter
determina o caráter de sua
organização".
(Ralph Waldo Emerson)
"Os homens mostram o seu caráter de maneira
mais clara nas trivialidades, quando
não estão sendo observados".
(Arthur Schopenhauer)
"As crises não formam necessariamente o caráter, mas certamente o revelam".
"Como é fácil permitir que a alma se encolha por causa de comprometimentos triviais".(H.B.London Jr.)
 Por que grandes ministérios e ministros têm sucumbido vergonhosamente? Aquilo que você é (caráter), é mais importante do que você faz. 
 Ser bem qualificado e não ter caráter é fatal!

Amo Família

2 comentários:

  1. brother, a ideia desse estudo veio quase na totalidade inclusive o tema de uma pregação do pastor Josué Gonçalves. Não podemos deixar de citar as fontes! Caráter é isso também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeferson agradecemos a sua participação no site, sabemos que a pregação é do Pastor Josué Gonçalves, inclusive o texto foi retirado de seu site "Amo Família" que foi citado no final da postagem, é sempre bom a gente analisar tudo, para não estarmos julgando. Deus te abençoe!

      Excluir

FALE CONOSCO

Nome E-mail * Mensagem *

Você se sente acolhido pela congregação que faz parte?