quinta-feira, 7 de setembro de 2017

,

Os dias da Criação em Gênesis 1 são literais?

COMPARTILHE
Nesse artigo iremos discutir se o que está escrito no livro do Gênesis 1 a respeito dos dias da criação são literais, os 7 dias relatados são períodos de 24 horas como conhecemos, ou simbólicos, que representariam longos períodos de tempo e que assim estariam de acordo com as teorias atuais sobre a evolução e geologia da Terra?
No princípio criou Deus os céus e a terra. Gênesis 1:1Disse Deus: haja luz e houve luz viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas e Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. Gênesis 1.3-5  


Em Gênesis 1:2 na verdade ele relata o estado inicial do planeta é relatado o estado inicial do planeta Terra e enfatiza que ela estava sem forma e vazia, e daí por diante é que Deus faria a formação que são as estruturas necessárias para abrigar a vida e o ‘enchimento’ dela.

A respeito desse assunto Martinho Lutero, em seus dias bateu de frente com alguns que tinha dúvidas acerca dos dias de Gênesis só que ao contrário dos dias de hoje, eles acreditavam que Deus tinha criado o mundo em um só dia. A respeito disso Lutero escreveu:
Quando Moisés escreveu que Deus criou os Céus e a Terra e tudo o que neles há em seis dias, então deixe que este período continue sendo seis dias. E não se aventure a escrever qualquer comentário dizendo que esses seis dias eram um dia. Mas se você não pode entender como que isto poderia ter acontecido em seis dias, então dê ao Espírito Santo a honra de ser mais inteligente que você. Pois você deve lidar com as Escrituras de tal maneira que você tenha em mente que Deus quiz dizer aquilo que escreveu. E, como é Deus que está falando, não é lícito que você dobre Sua Palavra na direção que você quiser.” (Martinho Lutero, citado em E. M. Plass, What Martin Luther Says, a Practical In-Home Anthology for the Active Christian (St. Louis, Missouri: Concordia Publishing House, 1991), 1523.)

Em Gênesis 1, a palavra hebraica para dia é yom. A maior parte do uso dela no Antigo Testamento é com sentido de dia, dia literal; e nas passagens em que o sentido não é esse,  o contexto deixa isso claro.
No hebraico original do Antigo Testamento, a palavra dia (yôm) ocorre 2.300 vezes em todo AT, com 1.450 ocorrências no singular e 850 no plural. Seu alcance semântico é restrito a apenas 5 significados:

(1) Período de luz no ciclo de um dia/noite.
(2) Período de 24 horas.
(3) Conceito vago ou geral de tempo.
(4) Um ponto específico no tempo.
(5) Período de um ano.

Mas o sentido normal de yom é certamente um período de 24 horas

Então concluímos que quando Moisés, segundo a inspiração de Deus, escreveu Gênesis 1 falava de dias literais a respeito da criação e não dias simbólicos, assim podendo entender que a cada dia Deus trouxe a existência alguma coisa que ainda não existia, mas pelo pode de sua palavra fez existir, esse é o Deus a qual servimos, o Todo Poderoso.



Por Rinaldo Ribeiro

Fontes usadas para esse artigo: Subsídio O começo de todas a coisas, Pastor Claudionor de Andrade e site Raciocínio Cristão.com.br

3 comentários:

  1. Esclareceu muitas dúvidas que algumas pessoas tinham colocado na minha cabeça a cerca da criação do mundo!
    Parabéns!! Muito bom essa matéria.

    ResponderExcluir
  2. Olá, a paz do Senhor... Ficamos felizes em saber que vocês compartilharam nosso conteúdo. Queria avisar que esse artigo no site Raciocínio Cristão recebeu uma atualização, explicando melhor o conceito do primeiro termo "no princípio", pois ao lermos, vimos que não tinha ficado muito claro para o leitor.. Abaixo segue o link, caso queiram atualizar seu conteúdo. Deus os abençoe e parabéns pelo site, muito abençoado. Grande abraço.

    http://www.raciociniocristao.com.br/2014/08/os-dias-da-criacao-relatados-em-genesis-foram-literais-ou-simbolicos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queremos agradecer muito! Nos pegamos a citação de Lutero e umas informações para mostrar onde eu estava querendo chegar, mas achei o seu post excelente. Parabéns, estamos aqui pra qualquer coisa!!
      Deus te abençoe.

      Excluir

FALE CONOSCO

Nome E-mail * Mensagem *

Se Jesus voltasse hoje você subiria?