quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

"O que a Bíblia diz sobre as mulheres que trabalham fora de casa?"

Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido. 1 Coríntios 7:34
(Quando o texto diz que as casadas devem cuidar das coisas do mundo, não quer dizer que ela apenas deve se dedicar aos trabalhos de sua casa, mas esse é um período em que vocês mulheres que trabalha e tem que cuidar da casa e dos filhos, terão que se desdobrar para administrar bem e que tudo corra para a glória de Deus)
Estávamos na sala de aula na Escola Dominical e surgiu uma dúvida; ‘ a mulher deve trabalhar fora de casa também ou cuidar do marido e dos filhos?

A questão de esposas trabalhando fora de casa é uma que ela e seu marido devem chegar a um entendimento a partir de uma perspectiva bíblica, e então permitir que o Espírito Santo oriente em sua situação específica Tito 2:4-5 ensina que as mulheres devem ser prudentes (isto é, conhecer suas prioridades). Quais são as prioridades que uma mulher casada deveria adotar? Sua primeira deveria ser satisfazer as necessidades de sua família. O versículo 4 diz que as esposas devem amar seus maridos e filhos. Se uma mulher deve ou não trabalhar fora de casa é uma pergunta freqüente. A segunda está em 1 Timóteo 2:15, que ensina que ela encontrará grande utilidade dando à luz filhos.

A palavra grega para dar à luz filhos (teknogonia) significa não somente gerar filhos, mas também abrange a idéia de educá-los. Esse versículo ensina também que infundir valores nos filhos é parte do papel de uma mãe. Provérbios 1:8 e 6:20 nos dizem que deveria ser ensinado aos filhos os princípios das Escrituras (começando com a verdade do Evangelho). As mães desempenham uma parte crucial nesse processo. Ensinar a criança no caminho que deve andar é papel do pai e da mãe, porém a mãe é que vai passar a maior parte do tempo com a criança, portanto a responsabilidade é muito grande para a mãe.

A Bíblia tem instruções sobre o papel da mulher. Em Tito 2:3-5, Paulo nos dá instruções sobre como uma jovem esposa deve ser treinada pelas mulheres mais velhas: "As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada." Nessa passagem, A Bíblia é bem clara que quando há crianças na situação, elas são a responsabilidade principal da jovem esposa. O dever das mulheres mais velhas é de ensinar as mulheres jovens a viver uma vida que glorifique a Deus. Mantendo estas responsabilidades em mente, o tempo da mulher mais idosa pode ser gasto de acordo com a direção do Senhor e de acordo com o seu próprio critério.
Uma esposa que satisfaz essas prioridades provavelmente será uma pessoa muito ocupada. Se ela ainda tiver tempo sobrando, então estará livre para buscar atividades empreendedoras e criativas fora do lar
Sem dúvida, as mulheres que são mais livres para fazer isso são as solteiras e aquelas casadas, mas ainda sem filhos. Mas mesmo essas mulheres deveriam se assegurar que estão cumprindo suas responsabilidades no lar antes de saírem para o local de trabalho.



A Bíblia em nenhum lugar proíbe a mulher de trabalhar fora de casa. No entanto, a Bíblia ensina quais devem ser as prioridades de uma mulher. Se trabalhar fora de casa leva uma mulher a negligenciar seus filhos e marido, então é errado que essa mulher trabalhe fora de casa. Se uma mulher Cristã pode trabalhar fora de casa e ainda sim providenciar um lar amoroso e cuidadoso para seus filhos e marido, então é completamente aceitável que ela trabalhe fora de casa.

Vamos ver outra passagem que detalha bem o papel da mulher no matrimônio, ao descrever o que devem fazer as viúvas jovens:
1Tm 5:14 Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não dêem ocasião ao adversário de maldizer; 
Casar-se, gerar filhos e governar a casa são as atividades colocadas neste versículo, portanto podemos assumir que sejam as atividades prioritárias na vida de uma mulher casada. É inegável que as circunstâncias em muitos lares têm causado uma inversão de papéis, passando o homem a exercer o papel de criar filhos e governar a casa, enquanto a esposa sai para trabalhar fora. Essa inversão não é o padrão bíblico. 

Casar-se, gerar filhos e governar a casa são as atividades colocadas neste versículo, portanto podemos assumir que sejam as atividades prioritárias na vida de uma mulher casada. É inegável que as circunstâncias em muitos lares têm causado uma inversão de papéis, passando o homem a exercer o papel de criar filhos e governar a casa, enquanto a esposa sai para trabalhar fora. Essa inversão não é o padrão bíblico.O que costuma desequilibrar a harmonia vida-trabalho é que muitos cristãos buscam um padrão de vida que acaba exigindo que abandonem os filhos aos cuidados de terceiros. Aí a solução é baixar o padrão de vida para ter mais tempo para investir na carreira mais importante do mundo: ser mãe.

E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.Gênesis 3:16-20 



Por Rinaldo Ribeiro
Geração Jovem

SOBRE O AUTOR

Rinaldo Ribeiro

Colunista & Editor

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido [...]" 1 Pedro 2:9a.

Postar um comentário

 
Geração Jovem - Site Oficial © 2017 - Vamos Mudar o Mundo. Todos os direitos Reservados - Fornecido por CC
PageRank