quarta-feira, 5 de julho de 2017

Como lidar com vampiros cristãos?

Você é um vampiro cristão, ou você conhece um? Como um ônibus da vida, eu descobri que um dos maiores drenos de nossa energia pode ser encontrada nos relacionamentos. Muitos relacionamentos, é claro, traz grande alegria e paz em nossas vidas. Outros podem sugar a alegria e a paz que ainda nos resta. Eu chamo essas pessoas que empobrecem a nossa alegria e paz "vampiros cristãos". Os crentes são ensinados a "amar o próximo" e "dar a outra face". Consequentemente, os cristãos podem ter dificuldade de lidar com esses tipos de pessoas por causa da nossa natureza.

Como você identificar um vampiro cristão? Aqui estão alguns exemplos:

Pessimista - Estão constantemente a queixar-se sobre os seus problemas. Não importa quantas vezes você tentar colocar um  "positivo" sobre as coisas, vampiros cristãos sempre tem uma mentalidade pobre.

Egoista - Não importa a situação, vampiros cristãos tem que ser o centro das atenções. Eles não têm a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa.

Manipulador - Um vampiro cristão tem expectativas irrealistas de sua parte da relação. Eles não querem aceitar um "não" como resposta. Eles vão mesmo usar o cristianismo como um meio de manipular.

O fato é que você e eu nunca foram feitos para preencher um vazio que só Deus pode preencher. Este é um falso senso de responsabilidade que nunca devemos assumir. Vampiros cristãos precisam ir a Deus. Ele é o único que traz a verdadeira realização!
Essas relações são tóxicas! Elas podem até mesmo se tornar distrações ao nosso cumprimento de planos e propósitos de Deus para nós. Vamos olhar para isso de um ponto de vista bíblico: "Amarás o teu próximo como [você] a si mesmo" (Rom. 13: 9, AMP, ênfase adicionada).

Você precisa de seu Oxigênio!
Todo mundo que voou em um avião sabe que, antes de decolar, parte das instruções do assistente de vôo são, "Se você estiver viajando com uma criança ou alguém que precisa de ajuda, garanta a sua máscara primeiro e depois ajude a outra pessoa." Se você for um pai, você sabe que seu primeiro instinto é colocar a máscara do seu filho e, em seguida, colocar a sua. A loucura de que o pensamento é que você poderia passar para fora antes que você termine de colocar a máscara no seu filho, e, em seguida, ambos morreriam. 
Como um pastor, devo colocar as necessidades dos outros antes do minha. Recentemente Deus lembrou-me que se eu não colocar Deus em primeiro lugar e eu mesmo segundo, então o resto da minha vida não funcionará corretamente. Devo começar meu oxigênio antes que eu possa ajudar os outros. Esta foi uma revelação muito libertadora. Com sorte, você vai entender isso também e aplicá-lo à sua vida. 

Eu poderia dar-lhe aconselhamento clínico, espero que você  abrace este conceito de colocar Deus em primeiro lugar e de si mesmo segundo, mas não como um narcisista. Se você fizer isso, todos os seus outros relacionamentos começarão a ser reforçado. Você será mais saudável. Você será capaz de definir limites adequados.Você vai começar a amar a si mesmo o suficiente para parar vampiros cristãos de manipular ou controlá-lo com culpa, pena, obrigações ou outras coisas. A maioria dessas pessoas não vai parar ou mudar sem chutar e gritar. Se um vampiro cristão em sua vida não pode respeitar e honrar seus limites, você pode ter que colocar essa relação no bloco de desbastamento. Lembre-se de que Deus o ama incondicionalmente! Ele está do seu lado. Ele está torcendo por você! Ame-se o suficiente para ser um vencedor. Não permita que um vampiro tóxico e exigente venha sugar sua alegria.

Por Rinaldo Ribeiro
Geração Jovem
Traduzido pelo Geração Jovem, do site charismamag.com

SOBRE O AUTOR

Rinaldo Ribeiro

Colunista & Editor

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido [...]" 1 Pedro 2:9a.

2 comentários:

  1. Muito bom este post,já sofri muito na mão de gente assim,mas agora não sofro mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus Kelly, que Ele continue te abençoado e a gente possa amar mais o próximo se todos entendesse essa verdade o mundo seria bem melhor, principalmente a igreja,

      Excluir

 
Geração Jovem - Site Oficial © 2017 - Vamos Mudar o Mundo. Todos os direitos Reservados - Fornecido por CC
PageRank