segunda-feira, 4 de julho de 2016

Para Que Namorar?

COMPARTILHE
Estive olhando algumas postagens e gostaria de compartilhar com os internautas do site Geração Jovem essa coluna que foi retirada do site NMM tenho certeza que Deus vai falar com você creio que vou arrancar um momento de sua atenção para pensar sobre a questão que nesses dias está tão forte no meio dos jovens principalmente. “Namoro”.

Vou escrever algumas perguntas, e queria te incentivar a parar para ler cada pergunta, e responder para você mesmo o que você acredita.
  • Solteiros: Para quê você quer namorar?
  • Compromissados: Para quê você namora?
Pensa aí.


Qual a razão de estar do lado de alguém? Qual a razão de fazer isso que chamamos de namoro – sair com a pessoa, conhecê-la, curtir a vida e dar presentes?
Meus pais sempre me diziam que namorar é para conhecer a pessoa com o propósito de casar. Você concorda? Ou você acha que namorar é muito mais sobre curtir do que sobre se preparar para algo distante que você pensa em fazer algum dia, mas só depois dos trinta e depois de ter curtido muito?
Volto à pergunta: para quê namorar?
Outra possível resposta é que namoro não é bíblico, então que devemos nos casar sem namorar. A Bíblia não é explícita nem sobre um e nem sobre o outro. Mas Deus é bem claro sobre como deve ser um relacionamento: [1] “guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade” (Malaquias 2:15), [2] “maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:25), [3] “esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo” (1 Timóteo 3:11).
Estes são princípios de vida – fidelidade, amor, respeito, sinceridade, honestidade – mas esses versículos falam sobre maridos e esposas e não em um contexto de namoro. Mesmo assim, vou apresentar algumas passagens bíblicas que mostram como deve ser um relacionamento entre homem e mulher, e depois, vou escrever sobre o porquê de namorar e casar.
Homens, se preparem aí:
1. sejam sábios no convívio com sua namorada, tratando ela com honra e com delicadeza. (1 Pedro 3:7)
2. não trate sua parceira com amargura, e não se irrite facilmente com ela. (Colossenses 3:19)
3. “muitos se dizem amigos leais, mas um homem fiel, quem poderá achar?” – Seja um amigo fiel. (Provérbios 20:6)
4. trate às mulheres com pureza. Principalmente sua namorada. Não se aproveite dela. (1 Timóteo 5:2)
5. ame sua companheira, e aprenda a se entregar por ela como Cristo que morreu na cruz por nós. (Efésios 5:25)
Ame-a mesmo quando ela estiver de TPM, quando ela estiver passando pela maior crise da vida dela. Não fuja quando ela estiver chorando, conforte-a. Não se omita quando ela precisar de você. Coloque os interesses dela acima dos teus, e assim você vai estar se preparando para cumprir o propósito de Deus no namoro e no casamento. Namoro não é nada sobre você, porque amor não é nada sobre você. Amor é sobre se doar.
E agora mulheres, é a vez de vocês:
1. Que sua beleza não esteja em usar decotes exagerados ou enfeites caros, mas sim em servir o próximo e ajudar o necessitado. (1 Timóteo 2:9-15)
2. Seja prudente e pura. Respeite seu namorado e seja bondosa com ele. (Tito 2:3-5)
3. Seja honesta (não minta, por nenhuma razão!), não seja maldizente (não fale mal por trás!), seja sóbria (tenha bom senso – não pegue pesado com ciúmes, em querer seu namorado só para você, ou em manipular ele com emoções) e seja confiável em tudo (sempre seja sincera e não omita coisas que ele deve saber sobre você). (1 Timóteo 3:11)
4. Seja exemplar em sua conduta – equilibrada, paciente e pacífica. O comportamento vergonhoso é como um câncer para seu parceiro. (Provérbios 12:4)
5. Faça sempre bem para seu companheiro. Nunca aja para machucá-lo. Trabalhe com prazer para poder construir uma casa com seu futuro marido. Seja disposta, não preguiçosa. Aprenda a administrar seu dinheiro, sem gastar compulsivamente com roupas desnecessárias. Respeite sua família, e cuide dela quando preciso for. Tenha esperança – não deixe qualquer coisa te abalar. Fale com sabedoria e ensine com amor. Seja uma mulher virtuosa, que é bela por dentro e teme ao Senhor (Provérbios 31).
Conclusão
Qual o propósito, então, de namorar e casar?
O propósito do relacionamento é sermos moldados para termos o caráter de Cristo. A razão de você se relacionar com alguém é para você aprender a ter um amor incondicional por essa pessoa, apesar de suas falhas, e assim se tornar semelhante a Jesus. Deus quer transformar seu caráter para que você seja como Jesus. E a vontade dEle é que através do relacionamento entre pessoas que O amam, Ele seja glorificado. Namorar é para conhecer para casar, mas mais do que isso, é aprender a amar.
Assim, o propósito de namorar é igual ao propósito de casar, que é igual ao propósito de viver: refletir ao mundo a misericórdia, a graça e o amor incondicional que Deus tem por nós.
Autor: Matheus Ortega, Não Morda a Maçã.

0 comentários:

Postar um comentário

FALE CONOSCO

Nome E-mail * Mensagem *

Você se sente acolhido pela congregação que faz parte?