quarta-feira, 23 de julho de 2014

DICAS PARA SAÚDE EMOCIONAL DO HOMEM

COMPARTILHE

__1__
Preserve sua Sensibilidade, não deixe o coração se petrificar.
"Olhai para as aves do céu; não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros, e contudo, o vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?" (Mt 6:26) Jesus nunca se deixou petrificar e nem anestesiar o nervo da sua alma. 
1)    Dicas para desenvolver e manter a sensibilidade:
1.      Procure enxergar nas pequenas coisas a grandeza de Deus (Mt 6:26).
2.      Reserve um tempo para contemplar a beleza do desabrochar de uma flor (Ct 2:3); do sorriso de uma criança (Mt 21:16); do nascer e o por do sol (Mc 16:2); do canto dos pássaros (Ct 2:12).
3.      De atenção às crianças e as pessoas idosas (Pv 17:6).
4.      Leia poesias, romances, histórias que tocam o coração (Sl 103).
5.      Assista bons filmes baseados em fatos reais.
6.      Não tenha vergonha de chorar manifestando as suas emoções (Jo 11:35).
7.      Visite um orfanato, asilo, casa de recuperação de dependentes químicos (Mt 5:7).
8.      Procure ouvir as pessoas se colocando no lugar delas (Lc 18:35-42).
9.      Escreva um verso de amor para alguém que lhe é muito especial (2 Tm 1:4).
10.  Procure olhar para o próximo com os olhos do coração (Lc 7:13).
__2__
Cuidado com o ativismo.
"E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer". (Mc 6:31) O ativismo é um aplacador de consciência. Não é difícil se perder ficando cego pela ilusão da atividade, na correria do dia, dia e trabalhar cada vez mais para subir os degraus da escada do sucesso, só para descobrir que esta escada foi posta na parede errada. Estar sempre muito ocupado não significa que você é eficaz. Nenhum sucesso vale a pena, quando sacrificamos aquilo que nos é precioso. Quantos pastores, médicos, advogados, professores, engenheiros, políticos, atores, intelectuais e empresários lutaram para aumentar a renda, conseguir prestigio e reconhecimento e quando conquistaram perceberam que foi uma "vitória vazia, sem um peso de glória que vale a pena". Isto porque na busca do sucesso perderam no caminho aquilo que era mais importante do que o sucesso.
__3__
De uma pausa, sempre que você perceber que as suas emoções precisam de uma atenção especial.
"Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem". (Hb 12:15) Há momentos na vida, que a alma da sinais de alerta que revelam a necessidade de uma parada urgente a fim de que haja um tratamento que resulte em cura, restauração e renovação (SL 42:5,6). O homem precisa estar atento a esses sinais, pois eles também podem indicar o início de um estresse.
__4__
Cuidado com o estresse, porque ele  é um dos  inimigos do amor.
"Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas,.." (Sl 23:2) O dicionário define o estresse como uma força exercida sobre um corpo que tende a comprimir ou alterar a sua forma, e o mesmo pode ser positivo ou negativo. É fadiga, estafa, exaustão. O estresse é o nosso corpo respondendo a uma pressão aguda preparando-se para atacar ou fugir. Por que o estresse pode ser o inimigo do amor? Porque compromete a saúde do relacionamento com Deus, com o próximo e consigo mesmo. Algumas das muitas causas do estresse: 1) Desequilíbrio financeiro; 2) Compromisso com prioridades desajustadas; 3) Ativismo; 4) Vida centralizada em coisas materiais; 5) Hábitos prejudiciais. O estresse é a causa de muitos relacionamentos de casal e de família em crise. Uma pessoa estressada pode se tornar alguém insuportável, tóxico. Para superar o estresse é necessário compreender quais são as causas e a partir daí responder aos desafios não com base no que se está sentindo, mas sim nos princípios que estão na Palavra do Senhor.
1)     Dicas de como vencer o "estresse".
1.      Busque e mantenha um estado de equilíbrio interior (Sl 37:7a; Fp 4:7);
2.      Desenvolva seu senso de humor, rir ainda é um bom remédio (Pv 17:22). O humor é o óleo que lubrifica as engrenagens do relacionamento (Ec 3:4);
3.      Não seja escravo da tirania do urgente (Mt 6:33,34);
4.      Viva comprometido com uma lista de prioridades ordenadas;
5.      Não seja perfeccionista (Rm 12:3);
6.      Não cultive expectativas irreais quanto a você e os outros, isso pode levá-lo à frustração e ao estresse;
7.      Cultive bons hábitos como: se relacionar com pessoas que sejam nutridoras, alimente-se de forma correta e  disciplinada, pratique  exercícios, separe tempo para recreação (lazer), de boas risadas sempre que puder, isso é ótimo para desestressar.
8.      Busque compreender o que significa ser "cheio do Espírito Santo". Lembre-se, pessoas cheias do Espírito Santo nunca serão dominadas pelo estresse (Ef 5:18-20;  9).

__5__
Medo  - supere-o com atitudes corajosas. A coragem não é ausência de medo, mas a superação do medo.
"No amor não há medo. Antes o perfeito amor lança fora o medo, porque o medo produz tormento. Aquele que teme não é aperfeiçoado em amor". (1 Jo 4:18)
1)    Definindo o que é "Medo". O Dr. David Kornfield define o medo como: "um desejo sufocante de nos esconder, defender-nos ou fugir de algo ou alguém que nos incomoda ou nos ameaça".
2)    Quais são as conseqüências na vida de uma pessoa dominada pelo medo: 1) O medo ofusca a visão; 2) O medo paralisa; 3) O medo provoca o isolamento da pessoa; 4) O medo provoca um desgaste emocional; 5) O medo pode levar a pessoa a perder o contato com a realidade; 6) O medo pode bloquear emocionalmente.
3)    Superando o medo.
1.      Desenvolva sua fé em Deus (1 Jo 5:4).  "Fé é coragem!"
2.      Encha-se de amor (1 Jo 4:18). "No amor não há medo".
3.      Não tire os olhos do Senhor (Hb 12:2).
4.      Use a armadura de Deus (Ef 6:11-18).
5.      Use a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus (Ef 6:17).
6.      Descanse naquilo que a Bíblia diz: "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio". (Sl 91:1,2)
Disse Oliver Wendel Holmes: "O que se encontra atrás de nós e o que se encontra à frente são problemas menores, comparados com o que existe dentro de nós". 

Pr. Josué Gonçalves, Amo Família

0 comentários:

Postar um comentário

FALE CONOSCO

Nome E-mail * Mensagem *

Você se sente acolhido pela congregação que faz parte?