quinta-feira, 8 de maio de 2014

Canal EBD Fora da Caixa ensina como criar aulas dinâmicas.

COMPARTILHE
Em nove meses o canal “EBD Fora da Caixa” já conseguiu alcançar quase 100 mil visualizações em seus vídeos. Os programas semanais trazem aulas da Escola Bíblica Dominical seguindo a revista da CPAD (Casa Publicadora das Assembleias de Deus).
Apresentado por Nildo Júnior, 29 anos, o canal de vídeos no Youtube tem atraído pastores e professores da EBD que querem aprender métodos diferentes para ensinar seus alunos.
Nildo criou sua primeira aula em vídeo como trabalho da faculdade, ele cursa o sétimo período de teologia na Faculdade Cristã de Curitiba, cidade onde mora, e nesse trabalho descobriu que era possível somar dois de seus talentos em um só: informática e teologia.
“Há muitos anos a internet e o ensino tem feito parte da minha vida. Trabalhei durante bastante tempo como professor de informática e na igreja sempre trabalhei na área do ensino, como professor de EBD”, disse ele em entrevista ao Gospel Prime.
Foi por conta desse vídeo aula que ele resolveu criar o canal e mostrar a forma diferenciada e dinâmica como ele trabalha as aulas de EBD. Questionado sobre o nome do canal, o jovem estudante de teologia explica que se valeu de uma expressão muito usada na filosofia.
“Pensar fora da caixa é uma expressão muito usada na filosofia e se refere a uma nova forma de pensamento. Escola Dominical fora da caixa é uma escola onde a forma de pensar é diferente; ainda que a fonte (Bíblia) permaneça”, revela Nildo.
Para cada vídeo gravado ele se prepara e cria materiais que servirão de apoio para o vídeo. “Antes de tudo faço uma leitura minuciosa na lição da semana. Em seguida, preparo um roteiro através de um método que eu chamo de Progressão por Desenvolvimento. Este roteiro é feito com desenhos, palavras chaves que ligam um assunto ao outro. A partir desse esboço faço os slides (uso o Photoshop) e em seguida faço a gravação. Depois de gravar, faço a edição e se ficou bom, posto no canal.”
Todo esse trabalho gerou até agora mais de 1 milhão de minutos gravados, um material que tem servido para auxiliar professor de EBD não só no Brasil, mas em várias partes do mundo como Portugal, Espanha, Estados Unidos, Alemanha e Japão.
“Recebo muitos comentários de que os professores já começaram a mudar suas aulas e que elas se tornaram mais dinâmicas”, diz Nildo que sempre teve o cuidado de fazer aulas explicativas.
Ao notar a forma como os professores de EBD estavam trabalhando, ele percebeu que seu método precisava ser compartilhado para auxiliá-los a não se basearem exclusivamente na revista da CPAD, uma vez que muitos nem a Bíblia estavam mais usando.

EBD Nildo Junior
Nildo Junior preparando uma de suas aulas.
“Resolvi juntar minha dinâmica de ensino com a necessidade de renovação na forma de ensino da EBD; mas uma forma que saísse do padrão, das regras, do normal. O objetivo era manter o tema da revista como base, mas inserir um contato maior com o texto bíblico. Ainda que de certo modo não usasse a revista, a forma ‘fora da caixa’ de ensino abrangeria todo o conteúdo proposto pela CPAD, sem ser aquela aula mecânica e cansativa”, diz ele. informações Gospel Prime

 Visite www.ebdforadacaixa.com.br e www.youtube.com/user/canalebdforadacaixa

0 comentários:

Postar um comentário

FALE CONOSCO

Nome E-mail * Mensagem *

Você se sente acolhido pela congregação que faz parte?