segunda-feira, 5 de setembro de 2016

,

Alguns podem ser chamado de Apóstolos?

COMPARTILHE
Graça e Paz!
É normal escutarmos por aí a grande dúvida das pessoas em relação a uma pergunta:
Existe Apóstolo sim ou não?
O oficio de Apóstolo está entre os Dons Ministeriais que Deus concede a uma pessoa para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério e o corpo de Cristo.
Antes de tudo precisamos entender o que significa a palavra Apóstolo:
A palavra apóstolo tem o significado de um enviado, um mensageiro ou um delegado.“Apóstolos. Um delegado; especialmente um embaixador do evangelho; oficialmente, uma pessoa comissionada por Cristo [um apóstolo’] (com poderes miraculosos): — apóstolo, mensageiro, aquele que é enviado”.
Então diante desses significados podemos entender que apóstolo não é qualquer pessoa que vai ou que foi mandando por alguém ou porque achou bonito o nome e se intitula dessa forma, vemos que é alguém que  foi enviado por Cristo, assim como o Pai o enviou.
A característica essencial do apóstolo é ser alguém que tem uma missão a cumprir, enviado por quem tem autoridade espiritual para fazê-lo. Conhecemos o Colégio Apostólico que é formado pelos doze discípulos que Jesus escolheu no inicio do seu ministério na terra, e esses mesmo aprenderam de perto com Jesus tudo o que era preciso para eles cumprir a missão que Deus já tinha em seu coração, que era levar o evangelho a todas as nações. E serem embaixadores do Reino de Deus.
Respondendo a pergunta desse post: Ainda existe Apóstolo?
Não existe mais apóstolo como os doze, eles foram apóstolos no sentido escrito da palavra, e nas circunstancias em que foram chamados e enviados por Jesus. Só os dozes participou de momentos particulares com Jesus, viram Jesus fazer grandes milagres, aprendeu com Jesus a evangelizar, ouviram os ensinamento do Mestre do Mestre, existe uma diferença entre Paulo e os doze, Paulo aprendeu com Gamaliel, os discípulo aprendeu com Jesus o Mestre dos Mestres.
Essa conversa de ministério dos doze ou colégio apostólico não existe mais, nunca houve sucessão, muita gente acha que ser Apóstolo é ser superior a Pastor quando na verdade um ou outro tem a mesma função que é servir. Apóstolo não é aquele que quer ser chamado com esse termo e sim alguém escolhido por Deus para levar o ide a locais que não tem uma igreja ainda, a povos que nunca escutou alguém falar de Jesus é ser embaixador do Reino de Deus, uma pessoa que chega em uma localidade e encontra uma igreja local já pronta, não é considerado Apóstolo e sim um Pastor que agora terá que administrar a obra e levar a igreja a crescer espiritualmente.
A Bíblia de Estudo Pentecostal diz: “O ministério de apóstolo nesse sentido restrito é exclusivo, e dele não há repetição. Os apóstolos originais do Novo Testamento não têm sucessores”.
Atualmente, o que podemos ver como ministério de caráter apostólico, é o trabalho dos missionários, quando são enviados para desbravar campos, em países de povos não alcançados pelo evangelho de Cristo.
Concluo esse post que podemos afirmar com bastante fundamento escriturístico, que o ministério apostólico, nos moldes do Colégio Apostólico, não existe mais. Porém, o ministério de caráter apostólico, desenvolvido por missionários e evangelizadores, com a finalidade de estabelecer igrejas, em diversos lugares, é perfeitamente atual.

Por Rinaldo Ribeiro
Referencias: Bíblia de Estudo Pentecostal, Lição EBD, Pastor e escritor Elinaldo Renovato
Geração Jovem.com

0 comentários:

Postar um comentário

FALE CONOSCO

Nome E-mail * Mensagem *

Se Jesus voltasse hoje você subiria?