domingo, 8 de fevereiro de 2015

,

Conheça as 10 igrejas mais estranhas do mundo.

COMPARTILHE
Durante séculos catedrais, igrejas e templos cristãos foram um referencial na engenharia. O estilo gótico que predominou na Idade Média se mantém como um símbolo de uma era.  Porém, os projetos de arquitetura e design de igrejas modernas podem surpreender quem espera ver sempre a manutenção dessa tradição secular.
A lista a seguir foi elaborada pelo site Christian Universities que mostra prédios curiosos, que desafiam os limites do que normalmente se espera ver em uma igreja. Não estão em ordem de importância nem de “estranheza”, apenas são apresentadas em formato de lista.
Igreja de Harajuku – Tóquio, Japão

harajuku church – tokyo japan Conheça as 10 igrejas mais estranhas do mundo
Construída originalmente em 1904, teve de ser reconstruída após a Segunda Guerra Mundial. Cerca de meio século mais tarde, descobriu-se que a estrutura era vulnerável a terremotos. A congregação decidiu que era hora de fazer algo novo. O prédio antigo foi demolido e em seu lugar surgiu em 2006 um templo com uma impressionante fachada, que apresenta curvas ousadas que privilegiam a luz natural durante o dia. O pastor Tsuchihashi, que lidera a igreja hoje explica que a igreja oferece um lugar “para as pessoas a ficarem perto de Deus em um ambiente amplo e bonito.”
Igreja Paroquial – Rivas-Vaciamadrid, Espanha

parish church of santa monica – rivas vaciamadrid spain Conheça as 10 igrejas mais estranhas do mundo
Concluída em 2009, a Igreja Paroquial de Rivas-Vaciamadrid fica num município a cerca de 12 quilômetros da capital espanhola. O edifício inclui duas áreas de habitação para os sacerdotes e espaços para os escritórios da igreja e salas de educação religiosa.
O design abstrato lembra uma mão fechada com um dedo apontando para o céu. De acordo com os arquitetos, eles queriam “procurar maneiras em que unem a terra e o céu, o ápice do sagrado.” As claraboias servem para iluminar o interior em um jogo de luzes. No interior do edifício há obras de escultores contemporâneos e artistas feitas especialmente para adornar o local de culto.
Catedral Metropolitana de Brasília – Brasília, Brasil

metropolitan cathedral of brasilia – brasilia brazil Conheça as 10 igrejas mais estranhas do mundo
A Catedral Metropolitana de Brasília se assemelha a uma coroa gigante. Criação do influente arquiteto Oscar Niemeyer, o edifício tem 16 colunas em forma de “bumerangue”, que são repletas de janelas que enchem o interior com luz colorida.
A construção foi concluída em 1960. Estima-se que receba a visita de um milhão de pessoas a cada ano.
Igreja Christus, Hoffnung der Welt – Viena, Áustria

donau city church – vienna austria Conheça as 10 igrejas mais estranhas do mundo
O nome oficial é Christus, Hoffnung der Welt [Cristo, esperança do mundo], mas também é conhecida como Igreja de Donau City, por estar no distrito de Viena com o mesmo nome.
Concluída no ano 2000, seu exterior é constituído por chapas de aço inoxidável que mudam de cor, dependendo da intensidade da luz. A superfície escura é perfurada com janelas redondas semelhantes e texturizadas com parafusos de aço inoxidável. Seu interior contrasta com a aparência metálica, privilegiando os acabamentos em gesso e as cores claras das paredes.
Capela do Pôr do Sol – Acapulco, México

sunset chapel – acapulco mexico Conheça as 10 igrejas mais estranhas do mundo
Localizado na cidade de Acapulco, México, famosa pelas suas praias, a igreja fica sobre uma colina com vista para a Baía de Acapulco. O formato do prédio tinha a intenção de imitar as pedras gigantescas características do local.
Sua construção foi concluída em fevereiro de 2011. A base estreita permite acesso a uma escada curva, que conduz à nave do templo, que fica no que seria o segundo andar do edifício.
Igreja ortodoxa grega ucraniana de São José dos Noivos – Chicago, EUA

st. joseph the betrothed ukrainian greek catholic church – chicago usa Conheça as 10 igrejas mais estranhas do mundo
Construída pela comunidade de descentes de ucranianos em 1977, ela procura mesclar elementos tradicionais e modernos. Doze colunas tubulares de concreto e vidro cercam a cúpula central, refletindo amplamente a luz natural. Cada uma das 12 colunas representa um dos apóstolos e a cúpula central representa Jesus Cristo. Contrasta com suas linha modernas, o interior decorado com afrescos seguindo a tradição bizantina.
Capela Thorncrown – Arkansas, EUA

thorncrown chapel – arkansas usa Conheça as 10 igrejas mais estranhas do mundo
Localizada na pequena cidade de Eureka Springs, Arkansas, seu nome significa literalmente “coroa de espinhos”. Ela foi construída em 1980 e parece um prolongamento das altas árvores que a rodeiam. Embora pareça ser uma gigante capela ao ar livre, na verdade é composta de 425 janelas.
O prédio já foi visitado por mais de seis milhões de pessoas e ganhou vários prêmios de arquitetura. O mais notável, no entanto, é o fato de ser colocada no Registro Nacional de Lugares Históricos, em 2000, algo extremamente raro para edifícios com menos de 50 anos de idade.
Santuario della Madonna Lacrime – Sicília, Itália

santuario della madonna lacrime – sicily italy Conheça as 10 igrejas mais estranhas do mundo
O nome em italiano é traduzido literalmente como “Nossa Senhora das Lágrimas”, por isso lembra uma lágrima gigante, com 80 metros de altura. Foi construída em 1994 na cidade de Siracusa, na ilha italiana da Sicília. Segundo a tradição foi construída para abrigar a estátua de gesso do Imaculado Coração de Maria, que teria chorado lágrimas humanas em 1953. Em novembro daquele ano, cerca de 300 curas milagrosas foram atribuídos à estátua.
Capela da Academia de Cadetes da Aeronáutica – Colorado, EUA

united states air force academy cadet chapel – colorado usa Conheça as 10 igrejas mais estranhas do mundo
O templo fica na base aérea de Colorado Springs, Colorado. São 17 torres que se erguem imponentemente no ar. Terminado em 1963, a estrutura é composta de tetraedros de alumínio, separados por seções de janela de vidro colorido. Com 50 metros de altura, a capela tornou-se em pouco tempo a principal atração artificial do Colorado.
A estrutura originalmente abrigava uma capela evangélica, mas por exigência dos cadetes de outras religiões, hoje dispõe de um espaço para católicos, uma sala para budistas, um local de culto judaico e espaço para muçulmanos no mesmo edifício. Foi considerada um marco histórico em 2004.
Catedral da Transição – Christchurch, Nova Zelândia

ChristchurchCathedral Conheça as 10 igrejas mais estranhas do mundo
Quando a cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, foi quase totalmente destruída por um terremoto em 2011, a catedral de 132 anos que deu origem ao nome da cidade também veio ao chão. Para substitui-la foi inaugurada em 2013 a Catedral de Transição, primeira igreja do mundo feita de papelão.
Como seu nome sugere, foi construída para ser usada enquanto não se reconstrói a antiga, de concreto. Feita com tubos de papelão revestidos com poliuretano à prova de água e bloqueadores de fogo, o templo anglicano tem um memorial das pessoas mortas no terremoto e uma grande cruz de papelão no centro. As cadeiras são de madeira e uma grande janela triangular com painéis coloridos dá um belo efeito de iluminação.informações Gospel Prime

0 comentários:

Postar um comentário

FALE CONOSCO

Nome E-mail * Mensagem *

Se Jesus voltasse hoje você subiria?