quinta-feira, 7 de abril de 2016

,

Fé : á convicção

COMPARTILHE
Conheci ao longo da minha vida, varias pessoas que frequentavam a igreja ouvia palavra de Deus, estava no chamado “primeiro amor”, meses ou até mesmo anos depois  essas mesmas pessoas tiveram um declínio dentro de sua atividade como cristão , quando menos esperei as vi na mesma vida antiga que viviam , comecei a me perguntar o que acontecia para que tal coisa acontecesse , certa feita tive um papo com uma moça que conheci e ela me disse : - Comecei a me fazer perguntas , por que disso , por que daquilo , por que dizem que Deus é bom , mas vejo tanta morte inocente nos noticiários ....
Enfim foram inúmeros questionamentos que ela criou e que geraram o desanimo na fé, para eu começar a descrever sobre o assunto quero mostrar o que a bíblia no afirma ser a FÉ.
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” - Hebreus 11:1.
Nessa citação vemos claramente a proposta que Deus tem prá com a FÉ , “O firme fundamento...”  vejamos que á uma convicção de certeza , á Fé é firme e fundamentada .
Quando passamos a ter ou pratica-la , pois Fé é uma pratica que deve ser constante , um das primeiras atitudes que temos que tomar  é ser convictos nela e não mais lembrar da nossa vida de outrora , vejamos isso em Hebreus também.

“Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.
E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar” - Hebreus 11:13-15
Vou ressaltar algumas palavras desse texto, LEMBRASSEM , OPORTUNIDADE , o ser humano tem uma capacidade impressionante de registrar acontecimentos em sua memória , a boas e más recordações , quando passamos  á lembrar do passado tende-se a recordar coisas boas que lhe tragam sensações de conforto , como ver álbum de fotos da família , das viajem de verão dentre outras .
A uma situação também diferente que pode acontecer  é a de querer voltar á uma zona de conforto que na vida antiga tínhamos , digamos que você sai de um emprego no qual você não tinha tantas atividades , era mais lento o ritmo de trabalho , surge um ótima proposta você aceita , só que o ritmo é outro , as pessoas são outras , só que em contra partida o reconhecimento e recompensas são maiores , dias depois você pensa no seu outro emprego que era mais calmo , lembra da sua zona de conforto e tem desejo de regredir  , colocando á perder  tudo que você teria construído até ali .
Nas duas situações o sentimento de regresso é grande , existe aquela vontade de viver coisas boas novamente , as lembranças podem ser comparadas á um prato delicioso que você adora , depois de experimentar  aquilo , você tem o desejo de provar mais e mais vezes , já na questão da lembrança nos prendemos á isso e em alguns casos se esquecem de que muitas coisas melhores poderão vir a ser desfrutada .
Colocando estes exemplos na vida espiritual  , o que chamei de “zona de conforto” é um PERIGO , até mesmo em nossas vidas seculares , temos que sempre estar superando nossas expectativas , quando passamos á pensar na vida que víamos no passado , vidas sem renuncias ,  sem limites , sem metas espirituais , pode surgir o desejo de voltar , e o inimigo de nossas vidas vendo tal ação fará que haja “OPORTUNIDADES” pra que isso aconteça .
Oportunidade quero descrevê-la rapidamente , o ser humana quando se depara com oportunidades que lhe farão ou proporcionaram coisas supostamente boas , por extinto psíquico por ser um animal racional  terá a reação de aproveita-la , resumidamente o inimigo conhecendo todo o contexto do que é ter fé e ser convicto nela , quando sujem essas oportunidades ele ira investir para que você caia , nesse momento entra o discernimento , fruto do espírito santo que devemos adquirir para saber separar o bom do ruim pra nossas vidas.
Ter e praticar a Fé tem que partir de seu interior racional, a Fé é firmamos literalmente nosso foco em cristo e nas suas obras, tomar como verdade o que a palavra de Deus nos revela  , viver com um foco de futuro melhor , e fazer  por merecer  , é crer no que não se vê ,  assim como não vemos o vento mas o sentimos , quando temos fé sentimos ela pulsar em nos , é algo que transcende o entendimento humano .

A fé tem um autor, tem um produtor, e um consumador  final , Deus á formou , idealizou esse sentimento ,  cabe ao produtor nós , pegar essa semente plantar em si e cuidar para produzir um bom fruto , fruto esse que o criador consumira como oferta agradável pra si .

Finalizando ...  Fé é o elo do homem  com cristo.

Por Israel Costa

0 comentários:

Postar um comentário

FALE CONOSCO

Nome E-mail * Mensagem *

Você se sente acolhido pela congregação que faz parte?